NOTÍCIAS

Um dia para relembrar o resto do ano

Um dia para relembrar o resto do ano

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro e foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.

A ideia surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Itália, e tem sido um tema bastante falado nos últimos anos, como forma de refletir sobre o melhor meio de consumir moderadamente, tendo em conta a situação económica que temos vivido no país.

É por isto de extrema importância que o consumidor saiba racionalizar o seu consumo de forma mais consciente e mais organizada. Por isso deixamos algumas sugestões para ajudar a reduzir alguns gastos:

  • Hábitos de poupança - Desde o gesto mais simples de poupança no dia-a-dia doméstico, como na gestão financeira, criar hábitos de poupanças é fundamental: apagar a luz sempre que não a esteja a ser utilizada, fechar as torneiras sempre que não seja preciso, fazer exercício ao ar livre, iniciar uma poupança e definir planos de entregas periódicos.
  • Refeições económicas - Planear as refeições da semana e elaborar uma lista com os alimentos necessários, comprando só o que está na lista e aproveitar as promoções nesses produtos. É também uma boa ajuda cozinhar mais quantidades e congelar o que sobrar para outras refeições.
  • E porque o Natal está à porta, as despesas são muitas. Por isso, optar por comprar com antecedência e comparar preços é sempre uma boa escolha. Fugir das compras de última hora que acabam por ser mais dispendiosas é uma boa forma de poupar; aproveitando campanhas e promoções; estabelecer um orçamento fazendo uma lista com os nomes das pessoas para oferecer presentes e estabelecer um valor para cada uma.

Agora toca a poupar!