NOTÍCIAS

Um botão inteligente

Um botão inteligente

Droplet é um dispositivo eletrónico do tamanho de uma moeda de 2 cêntimos. Trata-se de um botão “inteligente” que adere a objetos físicos e que comunica com o telemóvel, tendo a finalidade de ajudar o utilizador a recordar de fazer determinada tarefa ou ações relevantes.

Tendo em conta o seu tamanho - mede cerca de 2 centímetros de diâmetro - o Droplet é suficientemente pequeno para colocar em objetos de todo tipo: numa caixa de medicamentos, no prato de comida do cão, no regador das plantas... Através da aplicação Droplet, disponível para iPhone e Android, pode-se programar para que o dispositivo envie lembretes relacionados com o objeto: tomar a medicação, regar, as plantas, dar comida ao peixe,....

Em comparação com os alarmes e com os alertas dos telemóveis, que se ativam num momento e a determinada hora, o Droplet não “permite” que o usuário simplesmente apague ou adie o alerta para outro momento. Pelo contrário: requer que o usuário se desloque até ao botão e o “toque” fisicamente para confirmar que a tarefa está feita.

As mensagens a lembrar enviam-se a partir do momento que esteja programado e que a tarefa não esteja completa. Isto é, caso não se prima o botão, o sistema voltará a enviar um aviso a recordar ou simplesmente a informar de que a tarefa não foi realizada. Quando se completa a tarefa e se toca no botão, deixam-se de receber as notificações, até ao próximo ciclo.

Existe ainda o Droplet Hub, um dispositivo que centraliza as ligações de vários Droplets, no caso de se utilizar mais do que um.

Fonte: Blog MAPFRE