NOTÍCIAS

Relatórios de Controlo Interno 2015 e Controlo de Riscos de 2016

Relatórios de Controlo Interno 2015 e Controlo de Riscos de 2016

No âmbito da avaliação do sistema de controlo interno implementada pelo Grupo, a Unidade preparou no primeiro semestre de 2016 os respectivos relatórios de Controlo Interno e de Controlo de Riscos. Estes relatórios, após revisão por parte do Grupo, foram apresentados aos directores da Unidade.

O relatório de Controlo Interno tem duas vertentes principais:

  • Identificação do grau de presença e funcionamento dos componentes de controlo interno na Unidade;
  • Identificação dos aspectos de melhora e acções em curso na Unidade.

No que respeita ao relatório de Controlo de Riscos, este tem como principais objectivos analisar os riscos e controlos implementados na Unidade. Este projecto está a ser lançado pela Unidade de Serviços Centrais em conjunto com 10 Unidades locais onde foi desenvolvida a função de controlo interno: Portugal, Argentina, Colômbia, Brasil, Itália, México, Turquia, EUA, Reino Unido e Venezuela.

Para a realização desta análise foram envolvidos colaboradores dos diferentes departamentos e responsáveis pelos principais processos. Decorrente da avaliação efectuada pelo grupo envolvido, foram identificadas as áreas chave, assim como os aspectos de melhora, para os quais se encontram a ser delineados os respectivos planos de acção a implementar para mitigar os riscos identificados.

A próxima etapa passará pelo acompanhamento trimestral dos planos de acção através da ferramenta corporativa de controlo de riscos (Riskm@p).

Aproveitamos para agradecer a participação de todos os que ajudaram a realizar esta tarefa.

Paula Almeida
Dir. Financeira