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Plataforma Tecnológica Corporativa

Plataforma Tecnológica Corporativa

Todos os dias surgem novos desafios e oportunidades no mercado que o negócio de seguros em geral, e a MAPFRE, em particular, deve enfrentar e aproveitar. Para fazer isso de forma satisfatória, é preciso contar com uma plataforma tecnológica o mais global e homogénea possível, que sustente a nossa atividade em todos os mercados em que a empresa está presente. Esta plataforma deve ser capaz de melhorar tanto o nosso posicionamento no mercado digital como a eficiência da empresa.

Desta forma, nasce a Plataforma Tecnológica Corporativa da MAPFRE (PTC), um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas para dar suporte a todos os processos da empresa, tanto tecnológicos como de negócios em todo o mundo, e que constitui também uma alavanca fundamental para a sua globalização e digitalização.

Esta plataforma serve também como apoio aos objetivos da MAPFRE, proporcionando homogeneidade, eficiência, sustentabilidade e agilidade para os diferentes processos da empresa. Da mesma forma, contribui para que a empresa passe de estar presente em muitos países para ser uma empresa global, aproveitando sinergias e fazendo com que a nossa tecnologia evolua e se torne mais homogénea.

Principais objetivos

A Plataforma Tecnológica Corporativa não deve ser vista como algo estritamente tecnológico nem estático, uma vez que existe principalmente para proporcionar soluções e gerar valor agregado aos desafios propostos pelo negócio. Estas soluções contêm a infraestrutura, os aplicativos de suporte, os sistemas core e os sistemas tecnológicos que contribuem para a transformação digital da empresa.

Com o objetivo de alcançar os diferentes casos dos países onde a MAPFRE opera, definimos três categorias de elementos tecnológicos, formando as duas primeiras partes da PTC:

  • Globais: os elementos tecnológicos que atendem às exigências do negócio na maior parte dos países em que operamos (como o Sistema Core para seguro tradicional – TronWeb/Newtron), e que constituem o conjunto de soluções de futuro.
  • Específicos: que atendem às necessidades particulares dos países em função das suas próprias realidades e procedimentos (como o Sistema Core para a operação da China). Estes carecem de uma solução global capaz de substituí-los e que possa ser mantida no futuro.
  • Locais: as demais soluções existentes nos países. São os elementos tecnológicos particulares de cada país. O nível de satisfação do negócio com a solução é baixo, tem altos custos de manutenção e adapta-se pouco às necessidades da MAPFRE.

A tendência necessária para avançar em direção aos objetivos propostos é ir substituindo os elementos locais por soluções globais, reutilizáveis e, excecionalmente, por elementos específicos que atendam às diferenças intrínsecas de cada país.

Benefícios

Com esta plataforma, a MAPFRE obterá um modelo que agregará valor ao grupo em termos de sinergias, agilidade e capacidade de aplicação nos países, essencial para executar programas em diversos países e aproveitar o talento com uma visão global.

Contaremos também com soluções homogeneizadas, com o consequente aumento da eficiência; com alguns sistemas mais modernos que possam flexibilizar e ajustar as operações às necessidades do negócio; com uma maior sustentabilidade dos sistemas de informação; e com um aumento na agilidade operacional diante das mudanças estratégicas da MAPFRE.

Principais benefícios

  • Otimização do investimento em TI por meio da homogeneização.
  • Reutilização dos ativos informáticos do negócio.
  • Garantir a sustentabilidade dos sistemas de informação.
  • Maior facilidade na implementação de processos homogéneos do negócio.
  • Flexibilização e maior agilidade nas operações de negócio.
  • Soluções orientadas para o mercado digital.

Como o mudará o nosso trabalho diário?

A Plataforma Tecnológica Corporativa proporcionará vantagens na implementação e no desenvolvimento de novos processos da empresa, como o do Negócio Digital, acompanhando e dando cobertura tecnológica a fim de melhorar os processos já implementados.

A implementação das soluções permite aproveitar as sinergias e experiências de outros países, permitindo a implementação mais rápida de novos processos ou otimização dos atuais, sob o marco corporativo dos processos de negócio e homogeneização destes, compartilhando as soluções desenvolvidas em diferentes países e aproveitando o conhecimento de negócio específico desenvolvido em torno delas.

A linha da reutilização (aproveitamento das soluções tecnológicas em diferentes âmbitos) desempenha um papel importante na redução de custos, permitindo uma expansão global da automatização dos processos e procedimentos do nosso dia a dia e proporcionando qualidade nas operações de negócio. Os sistemas que automatizam a documentação, os pagamentos ou a gestão global dos clientes facilitam o nosso trabalho e proporcionam um melhor serviço prestado aos nossos clientes.