NOTÍCIAS

Fundación MAPFRE apresenta nova exposição em Barcelona

Fundación MAPFRE apresenta nova exposição em Barcelona

Pierre-Auguste Renoir (1841, Limoges - 1919, Cagnes-sur-Mer) é um personagem-chave na pintura e representante de destaque do impressionismo, movimento que abandonou paulatinamente para se inspirar em grandes mestres da pintura, como Ingres, Rubens e Tiziano, e criar um protótipo feminino com conotações clássicas e ligado à natureza.

A mostra apresenta, portanto, diferentes interpretações do ideal feminino de Renoir, como a mãe carinhosa, "Maternité (1885)", a jovem sorridente "Alphonsine Fournaise (1879)", a parisiense sofisticada "Madame Darras (1868)", e a ninfa sensual "Les Baigneuses (1918-1919)". É importante salientar que o quadro Bal du Moulin de la Galette, realizado por Renoir em 1876 e considerado uma das obras primas do impressionismo, está presente na coleção.

A exposição também homenageia pintores catalães que realizaram a sua carreira em Paris no fim do século XIX e que representaram, em tela, os edifícios e a atmosfera do Moulin de la Galette, como Santiago Rusiñol, Ramón Casas, Carles Casagemas e Manuel Feliú de Lemus. ​

A mostra é complementada, ainda, com algumas obras de Vincent Van Gogh, Maurice Denis, Edgar Degas, Pierre Bonnard, Pablo Picasso, Aristide Maillol e Richard Guino, nas quais é possível apreciar semelhanças, influências e colaborações entre Renoir e os artistas da sua época.