NOTÍCIAS

Distrações durante o trabalho

Distrações durante o trabalho

Somente Steve Jobs teria sido capaz de prever, há dez anos, como os smartphones e as apps afetariam as nossas vidas. Atualmente, de acordo com dados da comunidade SmartInsights, são realizadas mais de 3,1 milhões de pesquisas no Google, mais de 55.000 imagens são postadas no Instagram e mais de 420.000 publicações são compartilhadas no Twitter por minuto, por meio de centenas de milhares de aplicativos e ferramentas web.

Boa parte destas ações são realizadas durante o horário de trabalho, o que implica uma redução na nossa forma de focar. A tecnologia à nossa disposição é muito útil, porém, em algumas ocasiões, pode acabar por absorver uma grande quantidade de tempo e muitos já estão a padecer do excesso de conectividade e dispositivos. Por isso, damos alguns pequenos conselhos que o ajudarão a manter a concentração e a evitar distrações.

Telemóvel
Hoje em dia, é inevitável realizar as nossas atividades com o telemóvel ao lado. A conectividade faz parte das nossas vidas e, em algumas ocasiões, é um elemento que interfere na nossa produtividade. Por este motivo, existem uma série de procedimentos que podem ser realizados durante o dia, a fim de manter o equilíbrio no nível de eficiência. Seguindo alguns pequenos conselhos, não deixará de estar conectado, mas evitará muitas distrações.

Lembre-se:

  • Deixe o telefone em modo silencioso.
  • Deixe-o virado para baixo, se ele estiver perto.
  • Confira as chamadas perdidas ou mensagens somente a cada duas horas, por exemplo.

Redes sociais
Assim como com o telemóvel, as nossas vidas giram em torno da presença digital e da interação com as nossas redes: Facebook, Whatsapp, Twitter… Por este motivo, é importante manter o rigor ao consultar ou fazer atualizações de estado nos perfis no trabalho, deixando os assuntos mais pessoais para os momentos de lazer. Por outro lado, no horário de trabalho, a não ser que trabalhe diretamente com redes sociais, deveria verificá-las num momento concreto e desconectar-se logo. Por exemplo: reserve uns minutos no início do trabalho e outros tanto no final. Durante o resto do tempo, não permaneça conectado pois serão uma distração.

É importante considerar que as redes sociais podem ser um elemento de aprendizagem e o seu uso não se restringe estritamente ao âmbito pessoal.

Com estes conselhos, evitará muitas distrações e ganhará alguns minutos extras todos os dias e, ao mesmo tempo, aprenderá.

Lembre-se:

  • Confira seu perfil somente duas vezes e tente não "ficar ligado".
  • Transforme as redes num elemento de utilidade ou aprendizado profissional, não numa distração.
  • Aprenda um pouco mais sobre a empresa nos perfis corporativos.

 

E-mail
O e-mail é uma das principais ferramentas de trabalho na maior parte das empresas, mas é também uma das maiores distrações. Por isso, recomendamos que priorize e gira os assuntos realmente importantes e mantenha o e-mail fechado enquanto estiver a realizar uma tarefa que exija concentração. Neste caso, consulte-o somente a cada duas horas, por exemplo, a não ser que esteja a aguardar algo urgente.

Lembre-se:

  • Faça uma leitura seletiva das mensagens depois das férias. Não se assuste se a caixa estiver cheia e não tente responder a todos os e-mails atrasados no primeiro dia.
  • Aprenda a configurar alertas e utilize-os.
  • Classifique as informações e use os filtros para gerir o e-mail.
  • Faça uma limpeza a cada dois ou três meses.


Internet
É uma das principais vias de conhecimento à disposição dos colaboradores e, em empresas como a MAPFRE, onde a transformação digital é estratégica, é impossível desconectar-se da rede. Para alcançar o equilíbrio apropriado, precisamos gerir adequadamente a forma como utilizamos esta ferramenta imprescindível.

Um dos principais fatores de distração são as pesquisas sucessivas. Regularmente, fazemos pesquisas na Internet que nos levam a informações que levam a outras informações que se desviam da nossa pesquisa original, fazendo-nos gastar desnecessariamente vários minutos. Por isso, recomendamos que procure as informações que realmente lhe interessam e quando as encontrar, feche o motor de buscas.

Lembre-se:

  • Escolha um momento de "recreio digital", sempre relacionado à sua profissão ou setor, ou assuntos que o façam crescer profissionalmente.
  • Evite realizar pesquisas constantemente e tente fechar o motor de buscas ao terminar.
  • Tente não aceder sites que não sejam relacionados com a sua tarefa.


Gestão do tempo e da agenda
Como pode ter comprovado, trabalhar rodeado de elementos tecnológicos é muito complicado, sobretudo para gerir o tempo. Ir pesquisando é a forma mais simples para logo cair em distrações.

Se quiser evitar esta situação, tente identificar antes as tarefas principais de cada dia. Faça isto antes de se conectar a qualquer dispositivo. Estas tarefas importantes (não urgentes) são as que farão com que se sinta produtivo e avance nos seus projetos. No momento em que estiver no trabalho, não deixe que as distrações digitais o afastem dos seus objetivos. Para isso, agenda e divida tarefas no calendário e dedique o seu tempo a cada coisa.

Lembre-se:

  • Organize bem suas tarefas em função da sua importância.
  • Tente manter o calendário atualizado com os compromissos e tarefas relevantes.

Bom trabalho!