NOTÍCIAS

Dicas para melhorar a sua presença nas redes sociais

Dicas para melhorar a sua presença nas redes sociais

Hoje, trazemos-lhe algumas dicas para que a sua passagem pelas redes sociais seja adequada.

Estar ou não estar? Essa já não é a questão.

Os números não mentem. Quase todos os leitores deste artigo entraram alguma vez nas redes sociais, mesmo que apenas por curiosidade. É aqui que nos devemos perguntar sobre a nossa presença nas redes sociais e sobre o uso que fazemos delas. É a correta? Os millenials ou a geração milénio, os early adopters e os nativos digitais sentem-se como peixes dentro de água no mundo 2.0, sem receio de experimentar novas redes e formas de comunicação. No entanto, alguns usuários menos experientes às vezes cometem erros nestas redes, realizando alguma atividade pouco adequada ao meio.
Se decidimos ter uma presença ativa em redes sociais precisamos desenvolver o nosso potencial como especialistas no nosso campo profissional, ou se estamos interessados em ampliar a nossa rede de contatos, devemos seguir uma série de regras.

Quais são as redes principais e como administrar a sua presença

Facebook
A principal rede social do mundo proporciona aos seus usuários um espaço idóneo para compartilhar conteúdo pessoal (fotos, vídeos, opiniões, críticas, estados de ânimo) e integra cada vez mais opções. As pessoas que usam o Facebook costumam acompanhar as novidades das principais marcas do mercado e conversam abertamente sobre produtos e serviços.
Por outro lado, existe um conjunto de aplicativos que complementam as funções básicas do Facebook e que oferecem um novo leque de funções, tanto lúdicas (jogos, apps, concursos, etc.) como profissionais (páginas de empresas, grupos, etc.). Tudo isso fez do Facebook uma das redes sociais mais conhecidas no mundo e com mais usuários ativos.

Conselhos para melhorar a sua presença no Facebook
Em termos de privacidade, pode ajustar o seu perfil para que seja visto apenas pelo seu círculo pessoal, modificando a sua configuração. Isto permitirá que a sua atividade e os seus comentários sejam acessíveis somente para o seu círculo de amigos.
É recomendável não usar linguagem ofensiva, não enviar spam nem encher o mural dos seus contatos, controlar o número de posts que faz, não expressar opiniões extremas e não publicar fotos de menores sem autorização. O Facebook também permite conversar e proporciona-nos um ambiente de privacidade adequado através das mensagens privadas.
 


Twitter
A rede de microblogging mais participativa do mundo permite que os seus usuários interajam com mensagens curtas de apenas 140 caracteres. Nela poderá compartilhar, aprender e obter informações em tempo real de qualquer meio de comunicação, marca ou celebridade.

Conselhos para melhorar a sua presença no Twitter
Se quiser ser ativo no Twitter e não usar a rede apenas como uma fonte de informações, pode adotar uma estratégia de conteúdo que permita aumentar o envolvimento  com a rede de contatos. Para melhorar o seu volume de seguidores é importante proporcionar conteúdo de qualidade para a sua rede, interagir diretamente e criar conversas em torno de tópicos atuais.
Gerar comentários vinculados aos tópicos que estão a ser produzidos no momento é uma maneira útil de conseguir uma boa imagem pessoal nesta rede, e de fazer com que os seguidores compartilhem o seu conteúdo.
Ao participar em redes como Twitter devemos ter em mente que estamos num terreno próprio do usuário, onde as opiniões dos restante tuiteiros são próprias e, ainda que nem sempre concordemos com elas, devemos respeitá-las. As mesmas recomendações genéricas que fizemos para o Facebook podem servir para o Twitter: procure não entrar em polémicas.

LinkedIn
É a rede social profissional por excelência. Com mais de 400 milhões de usuários no mundo todo, a sua estrutura está baseada em conteúdo técnico, participação em grupos, páginas de empresas, fóruns, debates, etc. É uma das principais redes de networking e a cada dia é mais usada como meio de aprendizagem e recrutamento. O seu conteúdo especializado faz do LinkedIn um lugar perfeito para promover a sua experiência.

Conselhos para melhorar a sua presença no LinkedIn
Para melhorar a sua presença no LinkedIn deve seguir umas regras básicas de presença,  pois esta é uma das redes sociais mais "formais" e pode dar uma projeção considerável ao seu perfil profissional. Sendo um perfil público, leve em conta que é preciso ajustar o seu cargo ou função ao que realmente desempenha dentro da companhia.
Comecemos pelo nosso perfil de usuário. Em primeiro lugar, tente estruturar em poucas linhas as qualidades que tiver interesse em destacar: uma foto de perfil profissional e um fundo de perfil eficaz que represente, em parte, a sua atividade, o seu setor ou os seus interesses. Faça um resumo bem escrito e elaborado e complete-o com uma lista bem feita de toda a sua experiência profissional, especificando as suas habilidades. Tente conseguir algumas recomendações de clientes, companheiros e colegas e inclua informações que considere importante, como participação em grandes projetos, publicações que tenha redigido, histórico académico, etc.
É claro que pode complementar estas informações com a participação ativa em grupos temáticos do setor da sua atividade, o que melhorará a sua presença no Linkedin.

Conhece a presença da MAPFRE nas redes sociais? Siga-nos!
Hoje em dia estar presente nas redes sociais é quase uma necessidade, especialmente desde que o uso de dispositivos móveis com acesso à internet se generalizou. Muitos de nós encontramos antigos colegas de escola ou de trabalho, partilhamos momentos, comentamos sobre a atualidade e informamo-nos sobre os assuntos que nos interessam.
A expansão das redes também ocorreu no âmbito corporativo e, por isso, a MAPFRE, como a maioria das empresas, mostra os seus diversos perfis nas redes mais conhecidas (LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube, Facebook). Esses perfis podem ser corporativos, locais ou de atendimento ao cliente.

Venha ver como a MAPFRE está presente nas redes sociais, siga a companhia e interesse-se por ela, colabore na difusão das suas mensagens e da sua boa imagem digital.

PERFIS CORPORATIVOS DA MAPFRE NAS REDES SOCIAIS

A MAPFRE no Facebook

A MAPFRE no LinkedIn

No Twitter @Mapfre

A MAPFRE no Instagram

A MAPFRE no Youtube