NOTÍCIAS

Com compromisso criamos valor sustentável

Com compromisso criamos valor sustentável

Desde a adesão da MAPFRE ao Pacto Mundial das Nações Unidas em 2004, a Diretoria Corporativa de Segurança e Meio Ambiente tem trabalhado para reforçar permanentemente o compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental e procurado a melhoria contínua do desempenho ambiental.
Seguindo esta linha, em 2015, conseguimos situar-nos entre as empresas com melhor desempenho mundial quanto à mitigação e adaptação à mudança climática, sendo a única seguradora incluída na Climate A-List. De destacar o fato de que apenas 5% de todas as companhias que informam os seus dados ao Carbon Disclosure Project (CDP) são incluídos nesta lista. A CDP Driving Sustainable Economies é uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é proporcionar o mais completo sistema global sobre emissões de gases de efeito estufa e medidas de mitigação e adaptação à mudança climática.

A MAPFRE e o meio ambiente hoje

Apostando na responsabilidade ambiental e num futuro mais sustentável, elaboramos as nossas propostas em torno de uma série de linhas de atuação: gerar lucros com critérios de sustentabilidade, incorporar na gestão do negócio os aspetos ambientais da nossa atividade, contribuir para conservar o meio ambiente e preservar a biodiversidade, bem como promover a eficiência energética e lutar contra a mudança climática.
Estas linhas, reunidas na Política de Meio Ambiente do Grupo, explicitam o papel que a companhia representa e quer continuar a representar neste aspeto, estabelecendo, além disso, um conjunto de prioridades:

  • Garantir o cumprimento da legislação ambiental dos diversos países em que a MAPFRE está presente.
  • Reduzir o impacto da nossa atividade no ambiente, poupando recursos naturais, diminuindo o consumo de energia, água, papel, etc., e administrando adequadamente os resíduos.
  • Participar nas iniciativas setoriais, nacionais e internacionais, que tenham como objetivo a sustentabilidade ambiental e que estejam de acordo tanto com os valores e a cultura da companhia, como com os diferentes compromissos assumidos com os diversos grupos de interesse.
  • Impulsionar a imagem da MAPFRE como empresa comprometida com a sustentabilidade ambiental.
  • Gerir os riscos e aproveitar as oportunidades que os aspetos do meio ambiente supõem para o negócio de seguros.
  • Melhorar a qualificação ambiental que nos atribuem as agências de avaliação dos índices de sustentabilidade, como o Dow Jones Sustainability Index.

 
Guillermo Llorente, subdiretor geral de Segurança e Meio Ambiente, recebeu o prémio concedido à MAPFRE por ocasião da Conferência Anual e Entrega de Prémios do CDP

O que está por vir

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa que a companhia gera no desenvolvimento da sua atividade supõe tanto um desafio como uma oportunidade para a MAPFRE. Isto requer um conhecimento do contexto ambiental atual, marcado pelo aumento da pressão regulatória, pelos fenómenos meteorológicos extremos e pela sensibilização dos grupos de interesse na matéria.
Cada vez aumenta mais a procura dos nossos grupos de interesse sobre iniciativas e compromissos concretos de redução de emissões de gases de efeito estufa. Para responder a esta mesma procura e enfrentar os riscos e oportunidades que implica a transformação voltada para uma economia com baixas emissões de carbono, é necessário desenvolver uma estratégia que articule as diferentes ações que devem ser efetuadas.

Para tal, em 2014, aprovámos o nosso Plano Estratégico Corporativo de Eficiência Energética e Alteração Climática, com o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% com relação a 2013, o que implica uma redução de 14.710.519 kWh (Quilowatt-hora), e evitar a emissão na atmosfera de 9.982 toneladas de CO2e (Carbon dioxide equivalent ou Equivalência em dióxido de carbono). Este plano compreende várias linhas de ação para fazer frente aos nossos desafios do futuro:

  • Expansão nacional e internacional do modelo corporativo de gestão energética.
  • Integração da pegada de carbono no Sistema de Gestão Ambiental Corporativo.
  • Compra de energia verde.
  • Políticas de economia em equipamentos informáticos.
  • Escritórios ecoeficientes.
  • Sensibilização ambiental de funcionários.

Equipa do Departamento Corporativo de Meio Ambiente.

Conquistas da MAPFRE na gestão ambiental

Ao nos esforçarmos para cumprir e ampliar os compromissos ambientais da companhia, obtivemos uma série de conquistas com base na melhoria contínua do desempenho ambiental e na expansão internacional do modelo de gestão ambiental corporativo.

  • Gestão ambiental. Em 2005 aprovou-se a Política de Meio Ambiente do Grupo, e a sede social da MAPFRE em Majadahonda (Madrid) obteve a primeira certificação ambiental de acordo com a norma ISO 14001.
  • Atualmente, temos 25 edifícios e três oficinas com certificação da ISO 14001 em Espanha, além de seis edifícios de sede certificados no Brasil, Colômbia, México, Paraguai, Portugal e Porto Rico.
  • Gestão energética. Em 2009 incorporamos o compromisso de gestão energética à Política de Meio Ambiente do Grupo. Em 2014 foi aprovado o Plano Estratégico Corporativo de Ecoeficiência e Mudança Climática, destinado a atingir em 2020 uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa em relação à pegada de 2013.
  • Atualmente, temos 10 edifícios com certificação da norma ISO 50001 e estamos a começar a certificar edifícios de acordo com a norma LEED (Líder em Desenho Energético e Meio Ambiente) no Brasil, Espanha, México, Paraguai e Turquia.
  • Gestão de resíduos. Desde 2005 que vem a ser feita a gestão dos resíduos que a companhia gera na sua atividade como os resíduos urbanos, papel, toner, material informático fora de uso, resíduos perigosos da manutenção das instalações técnicas dos edifícios, de oficinas mecânicas para conserto de automóveis e de centros médicos. Atualmente, em Espanha gere-se a retirada e o tratamento dos resíduos de 44 edifícios, 390 escritórios diretos, 3.300 escritórios delegados, 20 centros médicos e três oficinas mecânicas para conserto de automóveis.
  • Pegada de carbono. Com a introdução, em 2014, da gestão da mudança climática na Política Ambiental do Grupo, incluiu-se no Sistema de Gestão Ambiental Corporativo a quantificação e a declaração das emissões e reduções de gases de efeito estufa conforme o padrão ISO 14064.
  • Em 2015, verificou-se a pegada de carbono do Grupo MAPFRE em Espanha e foi iniciada a implementação do sistema na Colômbia e em Porto Rico.