NOTÍCIAS

Blair Tuke confirmado a bordo do MAPFRE

Blair Tuke confirmado a bordo do MAPFRE

O neozelandês Blair Tuke será o segundo tripulante com menos de 30 anos a bordo do MAPFRE, na busca pela vitória da Volvo Ocean Race 2017/18, a maior regata de volta ao mundo com escalas, e com largada em Alicante a 22 de outubro. Vencedor da última America's Cup em Bermuda, Tuke é celebrado no seu país, onde a vela divide as atenções com o rugby.

O velejador segue para a Espanha na próxima semana para juntar-se à tripulação de Xabi Fernández, na base da equipa em Sanxenxo, na Galiza. As carreiras de Xabi e Blair têm pontos em comum. Os dois partilham um ciclo completo de vitórias na vela olímpica. Xabi também competiu na classe 49er. E, assim como Tuke, conquistou um ouro e uma prata olímpicos, além de vários campeonatos mundiais.

“Conhecemos o Blair em 2010, na última Copa do Mundo, quando ele começou a velejar com Peter Burling. Dois anos depois, quando estávamos em Auckland num período de descanso da Volvo Ocean Race, treinámos com eles na 49er pensando nas Olimpíadas de Londres. Já na edição de 2015 da volta ao mundo, Tuke esteve connosco no MAPFRE. Navegou numa ProAm e no primeiro dia foi nosso jumper (hóspede que está a bordo durante a viagem entre boias, em cada estágio de saída e que, antes de seguir para o mar aberto salta do barco). Ali ele contou-nos sobre o seu desejo de competir na Volvo Ocean Race", contou Xabi. "Durante a America's Cup nas Bermudas, começámos a falar sobre o assunto. Blair é um velejador muito bom. Ninguém duvida do seu talento e estou convencido de que será um trimmer muito forte."

Como o próprio comandante do MAPFRE apontou, "Tuke tornou-se uma referência mundial nos últimos anos". Não foi em vão que conquistou um ouro olímpico e uma America's Cup no mesmo ciclo, e agora vai lutar pela vitória na volta ao mundo.

Tuke aposta numa equipa e numa competição que sempre o atraíram, mas que até agora não tinha tido oportunidade de participar, já que estava focado na 49er.

Fonte: MAPFRE | Seguros