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Alimentos que ajudam a combater a fadiga

Alimentos que ajudam a combater a fadiga

A chegada do bom tempo estar acompanhada de uma sensação de fadiga que às vezes, sem causa aparente, ou que está associada a algum tipo de alergia, como a alergia ao pólen. Sem dúvida as causas da fadiga podem ser muitas outras: stress, calor, falta de férias....e pode estar também muito ligada à alimentação que temos diariamente.

Podemos combater a fadiga de muitas maneiras, e entre as mais recomendadas está  um bom descanso e as horas suficientes de sono diárias. Se não é possível fazer isso, em vez de recorrer ao café quando as nossas forças fraquejam, podemos tomar nota de alimentos energéticos que nos ajudaram a recuperar as forças.

O melão

à parte de ser uma das frutas estrela do verão, e de existir em diferentes variedades, o melão proporciona a energia que necessitamos quando estamos fatigados. Com um alto teor de água, é uma fonte de vitamina B e fibra, tal como a melancia, tão deliciosa e fresca, proporciona-nos os elementos necessários para melhorar o fluxo sanguíneo. Por isso, este verão não te esqueças do melão!

O peixe

É uma alimento fundamental e necessário para uma dieta sã e equilibrada. Contudo, se procuras energia rápida abre uma lata de anchovas. Ou uma de arenque. Deliciosos, ricos em Ómega-3 e com um elevado porte energético.

Frutos secos

Ricas e saudáveis e com alto valor energético, os frutos secos são delicioso e contêm uma grande quantidade de energia rápida. Amêndoas, amendoins, cajus… São estes os alimentos a que nos estamos a referir. Contudo, há que ter cuidado com as proporções que ingerimos. Um punhado é o correto.

Chocolate negro (mais de 70%)

Faz falta explicar a energia que nos proporciona um quadrado de chocolate negro? Este sim, convém dizer e insitir que deve ser negro com mais de 70%. Os restantes são de evitar. Um par de quadrados dá-nos a energia necessária.

Ovos

Um alimento clássico energético e dos mais completos e saudáveis, os ovos são ricos em vitamina B e outros nutrientes, os quais nos proporcionam energia suplementar. A melhor e mais saudável maneira de o comer é cozido, com uma salada.

Como podes ver, existem muitas opções para picar algo que nos dê a energia que necessitamos sem ter de recorrer ao café ou a suplementos. É importante que estejamos conscientes de que uma dieta equilibrada, evitando o abuso de alimentos processados, padaria industrial, álcool e gorduras, bem como fazendo desporto e optar por um destes snacks é a escolha mais inteligente. Além disso, assim sempre podemos escapar aos snacks artificiais e industriais, cheios de corante e outros aditivos.

Fonte: Blog MAPFRE