NOTÍCIAS

A INTRANET GLOBAL, um marco na transformação da MAPFRE

A INTRANET GLOBAL, um marco na transformação da MAPFRE

A transformação digital é uma das grandes mensagens que escutamos no nosso dia a dia na MAPFRE. Torná-la em realidade é fundamental para aproveitar as oportunidades de crescimento e rentabilidade. No entanto, a verdadeira transformação - fazer com que algo se torne outra coisa - é a que se faz de dentro para fora. Aquela que exige inovar nas formas de fazer as coisas, que nos leva a ser mais criativos, eficientes e competitivos.
Einstein dizia que "se deseja resultados diferentes, não faça sempre a mesma coisa". Assim, por que não dispor de um espaço no qual todos os funcionários possam estar informados simultaneamente sobre os acontecimentos mais relevantes da empresa, debater e trabalhar on-line com outro colega ou grupo de trabalho em qualquer parte do mundo? Sem dúvida, contribuiria para simplificar processos e atingir mais eficiência. E se implementamos uma plataforma que aproveite a diversidade dos funcionários da MAPFRE, que favoreça a identificação do talento estratégico e a geração de conhecimento? Isso também! Por último, não seria boa ideia compartilhar um espaço com uma imagem comum onde todos os funcionários da MAPFRE pudessem encontrar os principais conteúdos estratégicos da empresa? Em termos de alinhamento, comprometimento e espírito de equipa, é uma excelente ideia. Por estas razões, há dois anos nasceu na MAPFRE o projeto de Intranet Global, liderado por um Comité chefiado por Nikos Antimissaris. A sua missão: criar um espaço de trabalho único e global, que facilite a comunicação e a troca de informações, conhecimento e conteúdos em toda a empresa.
Desde então, e numa primeira fase, representantes de uma equipa de trabalho transversal (integrada por áreas corporativas da MAPFRE e unidades de negócio de vários países) realizaram uma complexa tarefa para definir os requisitos gerais, analisar as melhores práticas de outras empresas sobre intranets colaborativas, identificar os processos para a implementação e elaborar uma proposta de estrutura e design. A seguir, durante o ano de 2015 começou uma segunda fase para detetar necessidades específicas das unidades e países, bem como planear a implementação em cada entidade.

Início do lançamento em 2016

O lançamento da Intranet Global começou no início de 2016, com a implementação do Espaço Global em áreas corporativas e unidades de negócio globais (em Espanha), bem como MAPFRE ESPANHA. O próximo marco será o lançamento do Espaço Pessoas, que está previsto iniciar a implementação da Intranet Global noutros países ao longo do ano.
O lançamento da Intranet Global é acompanhado de ações de treino e de comunicação interna, necessárias para facilitar a gestão da mudança e a adaptação ao novo modelo.
A Intranet Global é hoje uma realidade, graças ao trabalho e ao comprometimento dos diferentes grupos de trabalho que participaram da iniciativa, integrados por diversas áreas da empresa. Um primeiro grupo concentrou-se no design e na estrutura dos espaços e do conteúdo, e a seguir um segundo grupo cuidou do planeamento da implementação. Atualmente, estão a ser incorporadas no grupo de trabalho equipas dos países para o lançamento global.
"Um aspeto que eu gostaria de destacar é o grande trabalho realizado por toda a equipa do projeto, que demonstrou ter um espírito construtivo, propondo ideias e trabalhando em conjunto o tempo todo. Parabéns a todos", declara Antonio García Casquero, atual responsável pela iniciativa da Intranet Global e coordenador do Grupo de Trabalho.

O que a Intranet Global nos vai oferecer?

  • VISÃO GLOBAL: todos os funcionários da MAPFRE a nível global compartilham o mesmo espaço de conteúdo e conhecimento, com uma imagem comum.
  • COLABORAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO: oferece um espaço de colaboração global baseado na Web 2.0, que facilitará uma nova forma de trabalhar.
  • RIQUEZA CULTURAL: aproveita as sinergias da diversidade de regiões e países da MAPFRE.
  • ELIMINA BARREIRAS: permite uma comunicação multidirecional e multilingue.
  • TRABALHO EM EQUIPA: criação de espaços de trabalho virtuais.
  • EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DE CUSTOS: uma única plataforma, onde encontraremos todo o que precisamos para realizar o nosso trabalho.